domingo, abril 23, 2006

De Hoge Veluwe

Depois da visita da família, este Sábado foi de novo passado na companhia dos amigos do costume. Como durante a semana as temperaturas máximas tinham rondado os 20ºC e as previsões mantinham-se agradáveis, decidimos passar o dia no Nationaal Park De Hoge Veluwe. Com 5500 ha é a maior reserva natural da Holanda, rica em paisagens magníficas e com uma fauna variada. Infelizmente o tempo pregou-nos uma partida e Sol nem vê-lo...e voltou o fresquinho (10ºC).Este parque também é famoso pelas suas bicicletas brancas. Estão distribuídas pelo parque e os visitantes podem utilizá-las à vontade e gratuitamente. Mal chegámos agarrámos logo em 3 e fomos dar uma volta. Passeámos por florestas, descampados e acreditem ou não, um deserto. No meio do parque existe um enorme areal quase sem vegetação. É algo que não se espera encontrar neste país.

Depois de pedalar uns quilómetros abancámos numa mesinha no meio da mata, sacámos da comidinha que tínhamos trazido e fizemos um belo piquenique.

E vá de pedalar mais uns quantos quilómetros (assim por alto acho que fizémos perto de 30 km) até ao Kroller-Muller Museum, no meio do parque, onde podemos admirar mais uns quadros de Van Gogh, Picasso, Cézanne, Renoir, Monet entre outros.

Para terminar o dia em beleza fomos jantar a um restaurante português em Utrecht. Apesar de não estar uma maravilha foi óptimo comer uma Carne de Porco à Alentejana.

Foi mais um excelente dia de passeio, só foi pena o tempo fraquinho e não termos vislumbrado qualquer veado ou animal no parque, mas havemos de lá voltar com certeza!